Você sabia que cada plataforma tem o seu tempo de vídeo ideal? | Astronautas Filmes - Produtora de Vídeos

(61) 3356-7403  |  (11) 99822-1100
Você sabia que cada plataforma tem o seu tempo de vídeo ideal?

Você sabia que cada plataforma tem o seu tempo de vídeo ideal?
Por
31/08/2018

Você sabia que cada plataforma tem o seu tempo de vídeo ideal?

Se você é um assíduo usuário de internet, evidentemente já deve ter percebido a quantidade de formatos de conteúdo e plataformas que surgem a cada instante e, certamente, também já deve ter notado quais destes formatos tendem a viralizar com mais facilidade, certo?

Bom, dentro da imensa variedade de formatos, seja imagem, ebook, podcast, blogpost, temos um dos formatos mais virais: o conteúdo em vídeo, modéstia à parte, nossa especialidade!

Basicamente o formato de conteúdo em vídeo tende a viralizar por ser mais fácil de consumir e assimilar, diferentemente de um texto ou qualquer outro formato.

Veja alguns dados interessantes sobre vídeo:

  • Há projeções de que, até 2020, os formatos de vídeos devam representar mais de 80% do tráfego de toda internet.
  • Diariamente, mais de 1 milhão de horas são assistidas só no YouTube, – SÓ NO YOUTUBE!
  • 100 milhões de horas são assistidas diariamente só no Facebook.
  • Instagram Stories ultrapassa 500 milhões de horas diárias, isso sem contar o IGTV que foi lançado recentemente pelo aplicativo.

Apesar de todos esses dados exorbitantes, é preciso entender cada plataforma com suas peculiaridades para que o vídeo seja efetivo.

Ah, aí vai outro dado interessante:

Por esse motivo, há uma questão muito importante a ser discutida no que se refere a conteúdo em vídeo, isto é, o tempo de vídeo ideal!

Afinal, qual é o tempo de vídeo ideal?

O tempo de vídeo ideal depende de inúmeros fatores, plataforma, público, etc. O que é certo é: você tem que ganhar a atenção do seu espectador nos primeiros 8 segundos!

Temos um artigo que certamente vai lhe ajudar! Mas você só deve ler após acabar esta leitura, ok?

Um dos primeiros pontos que você deve ter como referência é o tipo de plataforma, site ou rede social onde o vídeo será publicado. Confira!

Facebook

Todos sabemos que o feed de notícias do Facebook é repleto de informações, ou seja, é uma verdadeira guerra de conteúdo.

Nesse sentido, é importante que o tempo de vídeo para o Facebook seja bem curto, em média 1 minuto, já que, dificilmente, o usuário permanecerá por muito tempo consumindo um único vídeo.

Também devemos levar em conta que boa parte dos acessos do Facebook são mobile, então podemos presumir que as pessoas estejam consumindo este conteúdo em pequenos períodos de distração, no intervalo do trabalho, filas de banco, etc.

Uma dica importante: isso não se aplica aos vídeos ao vivo da plataforma, já que, nesses casos, a interação com o público pode garantir períodos maiores.

  • Duração máxima: até 4 horas
  • Duração ideal: 1 minuto

YouTube

Indiscutivelmente o YouTube é a maior plataforma de vídeos na internet.

A plataforma que pertence ao Google pode ser bastante diversificada no que se refere ao tempo de vídeo ideal, já que ela conta com praticamente todo tipo de público e com a disseminação de conteúdos para diferentes fins.

O YouTube permite ao usuário um vasto nível de personalização com seus recursos de se inscrever em canais, montar quadros, playlists e outros.

O tempo máximo que o YouTube permite é de até 12 horas, mas ao invés de vídeos com longa duração, é interessante trabalhar com vídeos mais curtos possibilitando que o usuário opte por assistir na sequência e no momento em que julgar melhor.

  • Duração máxima: até 12 horas
  • Duração ideal: 2 minutos

Divulgando no YouTube: Como desenvolver vídeos de qualidade para a plataforma?

Instagram

Atualmente o Instagram é o aplicativo mais querido dos usuários brasileiros.

A forma de consumir conteúdo no Instagram é bem mais rápida do que o comum em outros veículos e também é o que apresenta maiores taxas de engajamento.

O tempo máximo de vídeos no Instagram é de 1 minuto, mas como o consumo também é bem mais rápido, é necessário trabalhar com vídeos de em média 30 segundos de duração. Aposte em vídeos engraçados e cativantes para ganhar atenção do usuário de imediato.

Os stories têm sido campeões de audiência. Para ele, o tempo máximo é de 15 segundos e você deve conseguir completar sua mensagem nesse tempo.

O Instagram também lançou, recentemente, o IGTV que permite vídeos de maior duração, mesmo não sendo este o foco do aplicativo.

  • Duração possível: até 1 minuto
  • Duração ideal: 30 segundos

Twitter

O titio Twitter já está velho, mas ainda não morreu! E ainda tem muitos acessos, viu?!

Sabemos que o forte do Twitter não são os vídeos, embora o site permita a exibição deste formato.

Devido ao fato de trabalhar como “microblog” por conta do limite de caracteres, os vídeos também são mais curtos e, assim como o Instagram, é uma rede social de consumo rápido.

Planeje vídeos de cerca de 45 segundos em média, este é o tempo de vídeo ideal para esta rede social. Dessa forma, você conseguirá manter o conceito proposto pela plataforma, isto é, ser sucinto e objetivo ao transmitir uma mensagem.

  • Duração possível: até 2 minutos e 20 segundos
  • Duração ideal: 45 segundos

LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede profissional da atualidade e suas características quanto ao tempo de vídeo ideal são completamente diferentes das demais, o que se deve, principalmente, ao tipo de público da plataforma.

Basicamente, o público do LinkedIn possui faixa etária mais avançada do que as demais redes sociais. A maior parte desse público possui entre 25 e 50 anos, e está mais interessado em negócios e conteúdos acadêmicos.

Vídeos educativos de 30 segundos a 5 minutos são o tempo perfeito para a plataforma.

  • Duração possível: até 10 minutos
  • Duração ideal: entre 30 segundos e 5 minutos

WhatsApp

O WhatsaApp também é bem diversificado quando o assunto é compartilhamento de vídeos.

Vídeos curtos também são o formato ideal para o WhatsApp, já que o aplicativo se baseia na transferência de arquivos e, consequentemente, vídeos maiores tendem a ser mais “pesados”.

Uma dica importante é:

Procure investir em listas de transmissão para cadastrados. Assim, você terá espectadores “fiéis” para consumirem os seus vídeos.

  • Duração possível: até 3 minutos
  • Duração ideal: 1 minuto e 30 segundos

Agora que você chegou ao fim deste artigo, queremos lhe recomendar a leitura do e-book que preparamos para você!

O Vídeo Online Em Um Mundo Competitivo

Continue por dentro do nosso blog, boa leitura e até a próxima!

 

Posts Relacionados