Os riscos de uma produção de vídeos amadora | Astronautas Filmes - Produtora de Vídeos

(61) 3356-7403  |  (11) 99822-1100
Os riscos de uma produção de vídeos amadora

Os riscos de uma produção de vídeos amadora
Por
15/05/2019

Os riscos de uma produção de vídeos amadora

Por acaso, você está considerando fazer um vídeo por sua conta e risco? Então, queremos te ajudar com este artigo.

É verdade que uma produção de vídeos interna pode trazer algumas vantagens, como redução de custos, por exemplo.

Mas, existem algumas consequências de uma produção de vídeos amadora e que podem prejudicar o sucesso do seu vídeo e os resultados do seu cliente.

E até mesmo quem tem uma equipe para executar esse job: contar com a parceria de um profissional neste processo faz toda a diferença.

Por isso, confira abaixo por que você deve pensar duas vezes antes de seguir com uma produção de vídeos amadora.

Quais as consequências de um vídeo amador?

Falta de planejamento adequado

Acabamos de falar que uma produção de vídeos amadora ou interna pode reduzir custos, certo?

Porém, isso ainda é incerto, já que um dos erros mais comuns nesse tipo de produção é não planejar adequadamente todo o vídeo.

Pense comigo: se você não faz um planejamento e se preocupa apenas com a gravação e edição, é impossível prever os problemas que podem acontecer no meio do caminho.

E cada imprevisto pode trazer o efeito contrário e fazer com que você acabe gastando muito mais com a sua produção.

Além disso: a falta de um planejamento completo pode gerar mais estresse e muitos prejuízos à qualidade final do vídeo, já que você tentará resolver tudo de última hora e poderá não tomar as melhores decisões.

Grandes falhas no processo

Esse é outro risco muito comum em produções de vídeo amadoras, quando não há conhecimentos específicos para agregar ao projeto.

Por exemplo, você até consegue construir um bom roteiro, mas não tem ninguém qualificado para dirigir o vídeo.

Ou, ainda, arranjou um bom estúdio Chroma Key, mas ninguém do seu time consegue fazer uma boa pós-produção para inserir os efeitos especiais necessários.

Então, é simples: se você tem partes do seu vídeo que não ficaram tão boas, o vídeo ficará abaixo da expectativa. E, acredite: isso será perceptível aos seus clientes finais.

Sobrecarga de funções

Isso já é esperado quando se tenta liderar um projeto com uma equipe reduzida e sem a qualificação necessária para executá-lo.

Às vezes, uma só pessoa executa, ao mesmo tempo, diversas tarefas com prioridade máxima dentro da empresa. Além disso, ainda assume o papel de roteirista, diretor, cinegrafista e de editor do vídeo em questão.

Isso é algo bem comum nas agências de publicidade, por exemplo.

Resultado: as tarefas não são bem executadas e isso transparece na qualidade do vídeo final.

Problemas de equipamento e técnicos

Em uma produção de vídeos amadora, não é difícil acontecerem problemas e imprevistos técnicos, já que a equipe não possui tanta familiaridade com os equipamentos de uma produção audiovisual. Os mais comuns são:

 

  • Instabilidade da câmera, que deixa o vídeo “tremido”, transparece má qualidade e tira a atenção das pessoas do foco da mensagem do vídeo;
  • Vídeos escuros e com iluminação inadequada, o que dificulta a visualização e piora a experiência do usuário com a produção e a marca;
  • Áudio com ruídos e chiados, o que causa incômodos no público e passa uma imagem ruim para o cliente;
  • Erros de enquadramento, como cortes de cabeça ou de outras partes do corpo, cenário inadequado, tela torta, entre outros, o que deixa a fotografia do vídeo bem prejudicada.

 

Resultado: vídeos que não trazem resultados

Você pode — e deve — pesquisar e estudar tudo sobre produção de vídeos para tocar o seu projeto.

Mas, as chances de que o seu vídeo ainda pareça amador aos olhos de quem o assiste ainda são altas. Existem aspectos que somente uma experiência comprovada pode garantir.

Então, se você produz um vídeo na sua agência ou com a sua equipe de comunicação, e o resultado final fica visivelmente amador, as chances de que o seu objetivo seja atingido reduzem bastante.

Por isso, antes de produzir o seu vídeo, considere os riscos que apresentamos neste artigo. Tenha em mente sempre o que será melhor para que alcance os resultados do seu projeto, ok?

[E-Book] Checklist para gravar vídeos. Baixe agora!

Quer ter um vídeo com qualidade profissional? Então, conte com a equipe da Astronautas para colocar o seu projeto em prática! Agende uma conversa com um de nossos especialistas e solicite o orçamento do seu vídeo sem compromisso aqui.

 

Leia também:

 

solicitar-orcamento-astronautas-filmes

Solicite o orçamento da sua produção de vídeo na Astronautas Filmes

Posts Relacionados