GIFs: como criá-los e usá-los na sua empresa? | Astronautas Filmes - Produtora de Vídeos

(61) 3356-7403  |  (11) 99822-1100
GIFs: como criá-los e usá-los na sua empresa?

GIFs: como criá-los e usá-los na sua empresa?
Por
27/03/2019

GIFs: como criá-los e usá-los na sua empresa?

Resumidamente, o GIF é uma imagem curta, em movimento e contínua, que está sempre se repetindo em uma espécie de looping infinito. Portanto, se veio aqui para saber como criar e usar um GIF na sua empresa, este artigo caiu de paraquedas pra você!

gifs-1

E não é difícil levantar as vantagens do uso de GIFs para a comunicação de uma empresa, pois aposto que você mesmo já foi impactado por eles.

E-mails menos chatos e mais divertidos de ler, posts nas redes sociais mais chamativos, criativos e interessantes, artigos de blog mais dinâmicos… Tudo isso por conta do inclusão dos GIFs nas estratégias.

Assim como aconteceu com você quando viu esses conteúdos por aí, um GIF também é capaz de deixar o público mais próximo de uma marca, com uma forma de comunicar bem mais descontraída, leve e direta.

E que bom que você se deu conta dessa oportunidade e está disposto a decolar as suas estratégias com ela.

Para se ter uma ideia, em torno de 500 milhões de pessoas se conectam com GIFs diariamente em todo o mundo, segundo relatório da plataforma GIPHY (que você vai conhecer logo mais).

E então, vamos aprender juntos a como aproveitar essa tendência para a sua empresa? Confira abaixo.

Como fazer um GIF?

Já existem plataformas com um banco de GIFs gigantesco para ser aproveitado por empresas e profissionais de comunicação, como o próprio Google Imagens.

É simples, fácil e rápido: basta entrar no Google Imagens e digitar na busca a palavra-chave daquilo que quer encontrar + “gif” e pronto, várias opções para você escolher.

Mas, você está aqui para justamente aprender a como criar um GIF único e personalizado para a sua empresa, sem precisar depender desses bancos.

Para isso, você pode utilizar as ferramentas abaixo, gratuitas e fáceis de acessar.

Giphy

O próprio Giphy, além de ser o banco de GIFs mais famoso de todo o mundo, também permite que você crie o seu — de forma online e gratuita.

É só acessar o site (no celular ou no computador) e ir na parte de “Create”. Vai abrir essa tela:

 

gifs-2

A partir daí, basta selecionar a foto ou vídeo que quiser do seu computador. Ou, ainda, inserir o link de um vídeo do YouTube ou Vimeo que queira usar como base para o seu novo gif — inclusive, pode ser interessante usar um vídeo da sua empresa que já tenha upado em alguma dessas plataformas.

Super simples e rápido, certo?

Vimeo ou Youtube: qual é melhor para hospedar vídeos?

GIF Maker

Outra plataforma totalmente gratuita e online pra você criar os seus GIFs. O funcionamento é bem simples e intuitivo.

Basta acessar a plataforma em algum navegador e clicar em “Upload Images” para começar a criar o seu GIF.

gifs-3

Você pode escolher as fotos que quiser, colocá-las na ordem que achar mais atrativo, ver uma prévia de como vai ficar e até mesmo definir a velocidade de reprodução do GIF formado e o tamanho do arquivo.

Instagiffer

Esse é outro site fácil e simples para fazer GIFs. E o melhor: você pode usar arquivos que já estão salvos no seu computador, fazer GIFs a partir do link de um vídeo online ou até mesmo fazer um vídeo da tela para usar como base.

Mas o programa não é online e para usar é necessário baixá-lo gratuitamente. Depois disso, basta instalar, abrir o programa, inserir o link do vídeo/upar/capturar a tela e começar a editar o seu GIF.

gifs-4

Com o Instagiffer, você consegue alterar a qualidade e o tamanho do GIF, adicionar efeitos (3D, slow motion, etc.), colocar textos e legendas, além de outras funcionalidades super legais.

Agora, se você entender um pouco mais de programas de edição de imagem ou conhecer alguém que entenda, você pode tranquilamente fazer os seus GIFs em programas como o Photoshop. Olha só esse vídeo rápido ensinando como fazer:

Leia também:

6 melhores editores de vídeos da atualidade

Como utilizar

Os GIFs podem ser utilizados nas mais diversas estratégias de comunicação da sua empresa, tanto interna quanto externa.

Na cultura organizacional, por exemplo, você pode utilizá-los para deixar os assuntos menos chatos e mais interessantes para os funcionários, inserindo GIFs em comunicados via e-mail, avisos, slides de reuniões, na hora de apresentar alguma nova regra na intranet ou até mesmo para representar o ambiente da empresa em algum momento oportuno.

Além disso, para a sua comunicação digital e externa, use e abuse dos gifs nas mais diversas estratégias, sejam eles próprios ou de um banco de gifs. Veja como:

  • Redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter, tanto na timeline quando no inbox, stories, dm ou direct, além das mensagens do WhatsApp ou Telegram. O uso de gifs nas redes sociais aumenta muito o engajamento, não tenha dúvidas;
  • Blog: os gifs vão ajudar a fixar a mensagem do texto na mente do usuário e deixar a leitura mais gostosa, interessante e dinâmica. E use gifs de tudo: pessoas, personagens, gráficos, ilustrações, entre outros;
  • E-mail marketing: tanto para relacionamento com leads quanto para prospecção de clientes. Chamam a atenção e deixam o público com mais vontade de ler os e-mails, agregando uma imagem positiva à sua marca.

 

gifs-5

Uma boa dica para ter certeza da efetividade do uso de GIFs nas suas estratégias de comunicação é fazer testes nos seus e-mails marketing, por exemplo.

Tente realizar algumas campanhas de e-mail com GIFs e outras sem. Você poderá perceber que aquelas em que utilizou GIFs vão apresentar taxas bem melhores de conversão e cliques.

Independente da estratégia, o segredo é: não tenha medo de abusar do humor. Se bem que os GIFs já conseguem ser divertidos por si só, certo?

gifs-6

Além dos GIFs, se você também tem interesse nas estratégias de vídeos, preparamos o infográfico 11 vantagens de incluir vídeos nas suas estratégias de marketing digital para que você saiba o quanto é vantajoso investir em audiovisual para a sua empresa. Baixe agora mesmo, é rápido e gratuito!

Leia também:

 

solicitar-orcamento-astronautas-filmes

Solicite o orçamento da sua produção de vídeo na Astronautas Filmes

Posts Relacionados