Youtube: Como desenvolver vídeos de qualidade para a plataforma?

(61) 3356-7403  |  (11) 99822-1100
Divulgando no youtube: Como desenvolver vídeos de qualidade para a plataforma?

Divulgando no youtube: Como desenvolver vídeos de qualidade para a plataforma?
Por
07/02/2018

Divulgando no youtube: Como desenvolver vídeos de qualidade para a plataforma?

Os números do YouTube no Brasil são impressionantes. Chegando a 98 milhões de pessoas por mês e acessada por 95% dos usuários de internet no país, a plataforma tem uma grande presença no mercado que vale a pena ser explorada.

Para isso, vamos ver como desenvolver vídeos de qualidade para a plataforma.

Avaliação de Mercado e Roteiro

Antes mesmo de começar a trabalhar no conteúdo em si, é preciso analisar o mercado. Diferente da televisão, o YouTube permite uma segmentação bem maior, portanto só vai assinar um canal ou assistir um vídeo quem realmente estiver interessado. Para que isso aconteça é preciso que seu público-alvo esteja lá. Existem diversos tipos de perfis de usuários, e se seu cliente ideal estiver lá, vale a pena investir.

Após decidir que vale a pena ter um canal é bom começar a pensar nos vídeos em si. E em primeiro lugar, sempre, é necessário fazer um produto de qualidade. Esse tipo de conteúdo é usado em estratégias de marketing que procuram fortalecer a relação entre cliente e empresa, pois esta oferece informações valiosas. Por isso, o vídeo precisa ser muito bem-feito.

O primeiro passo para isso é ter um bom roteiro, fundamental em qualquer produto audiovisual. Mas, você não precisa ganhar o Oscar de melhor roteiro, então é importante trabalhar de maneira eficiente. Procure modelos simples e não se desespere.

Apesar de ser mais acessível, esse roteiro é muito importante. Com ele, todo o processo de produção estará anotado. As falas e o conteúdo de cada cena estará bem claro, facilitando a produção.

Os aspectos técnicos

Uma outra categoria importante do Oscar é a edição. E não é sem motivo: a edição pode transformar um produto comum em algo muito mais atraente e inovador. O YouTube é uma plataforma arrojada e mais descontraída, por isso ele permite uma certa liberdade criativa na edição, que normalmente passa despercebida.

Mas não esqueça da qualidade técnica. Existem diversos editores de vídeo, desde os mais simples para quem está começando, como o Windows Movie Maker, até os mais avançados, como o Final Cut. A comunidade do YouTube está mais acostumada a vídeos com qualidade melhor, por isso vale o investimento em um profissional e um programa mais avançados.

Mas não importa o quão bom é seu vídeo se ele não aparece. O YouTube, assim como o Google, é um motor de buscas e as regras de SEO também se aplicam aqui. Tente usar palavras-chave relevantes e títulos chamativos. Além disso, a maioria das desistências ocorrem logo no início dos vídeos, portanto tente prender a atenção o mais rápido possível.

Por fim, é bom ressaltar que dificilmente um vídeo vai ser o suficiente. O YouTube, acima de tudo, é uma comunidade. Para manter um grupo de seguidores é preciso ter uma produção constante de vídeos interessantes e de qualidade. E ainda assim, muitas vezes, o YouTube sozinho também não é o suficiente. Para ter os melhores resultados é preciso integrá-lo com todas as outras plataformas, como blogs e redes sociais.

Como os consumidores Empresariais usam o Vídeo Online

Posts Relacionados