Conheça os bastidores da produção de um videoclipe | Astronautas Filmes - Produtora de Vídeos

(61) 3356-7403  |  (11) 99822-1100
Conheça os bastidores da produção de um videoclipe

Conheça os bastidores da produção de um videoclipe
Por
10/04/2019

Conheça os bastidores da produção de um videoclipe

Com certeza você já deve ter visto uma prévia do que seriam os bastidores da produção de um videoclipe, o tal making of. Ou, ainda, um behind the scenes (em português, por trás das câmeras): um tipo de vídeo utilizado como estratégia por muitos artistas para mostrar todo o processo de construção do clipe.

Para se ter uma ideia, um dos responsáveis por popularizar o conceito de making of foi Michael Jackson, quando mostrou tudo que rolou nos bastidores de Thriller em um documentário.

Então, se você está pensando em fazer um videoclipe ou simplesmente está curioso em saber como os vídeos dos seus artistas favoritos são feitos, leia este artigo. Vamos contar como é o processo de criação de um videoclipe e algumas curiosidades sobre esse universo.

Acompanhe com a gente!

O que está por trás da produção de um videoclipe?

Depois de ver o resultado final, dificilmente pensamos em tudo que aquela produção envolve, certo? Os profissionais que participaram, processos, equipamentos, construção das técnicas utilizadas, quantos dias de gravação foram necessários…

Entender o que está por trás da produção de um videoclipe mostra a complexidade desse tipo de projeto. E o vídeo de making of serve para termos uma boa noção disso.

Não é simplesmente tocar a música — mais conhecida como track nesse tipo de set — e começar a gravar. É muito mais que isso.

Olha só esse behind the scenes do videoclipe Gangnam Style, do cantor coreano PSY. Lembra dessa música?

*Esse é, inclusive, o making of mais visto da história, com mais de 90 milhões de visualizações.

Nele, é possível ver exatamente como é o dia a dia da gravação de um videoclipe.

O vídeo mostra a preparação, direção do artista, dos dançarinos e figurantes, articulação do cenário e da track, trabalho de câmera, o tamanho da equipe envolvida, iluminação e som e tudo mais envolvido nesse tipo de produção.

Em muitos behind the scenes também é comum que o artista, diretor e outros profissionais envolvidos no projeto expliquem um pouco melhor sobre o processo de criação, ideia e conceito do videoclipe, como no making of do clipe de Telephone, uma parceria entre as cantoras Lady Gaga e Beyoncé.

É possível ver, inclusive, como é feito o trabalho com a técnica do Chroma Key verde.

*Esse projeto é considerado o melhor videoclipe do século XXI pela revista norte-americana Billboard.

Entenda mais sobre o processo de criação de um videoclipe

Agora você já entendeu um pouco melhor o que está por trás da produção de um videoclipe e a complexidade desse tipo de projeto, certo? Mas, como é o processo de criação? O que os artistas fazem antes do dia da gravação?

A pré-produção envolve diversos pontos: conceber a ideia, pensar em como ela vai aparecer no vídeo visualmente, o orçamento e planejamento, escolha do local de filmagem, equipe, entre várias outras coisas.

Entenda melhor abaixo.

  • Orçamento: esse é um ponto chave de qualquer videoclipe, mas nunca deve ser levado como algo limitador. Existem vídeos que saíram de um orçamento baixo mas que resultaram em produções criativas e muito bem feitas. Trabalhar com pouco mas fazer muito é o mais comum em clipes independentes (sem patrocínio ou apoio), por exemplo.
  • Conceito: é aqui que nasce a ideia do vídeo. Em uma conversa entre o artista e o diretor, são levantados questões sobre o sentimento que a música traz, o que ela passa (vontade de dançar, chorar, etc) e outras discussões que vão ajudar a criar um conceito coerente e legal. A ideia pode ser objetiva e direta, ou quase literal, ou ainda totalmente diferente e metafórica, o que pode render vídeos interessantes.
  • Equipe e elenco: nessa etapa é analisada a complexidade do videoclipe e os profissionais que serão necessários para fazer a ideia acontecer. Independente da produção, alguns papéis são essenciais, como diretor, roteirista, produtor e assistente de produção, especialistas em som e iluminação, câmera, entre outros.
  • Planejamento: aqui são pensadas e decididas, principalmente, questões como o local de filmagem, os objetos de cena e cenário, equipamentos necessários, além de serem feitos o roteiro e o storyboard do vídeo — uma espécie de rascunho das cenas e do que é esperado para o produto final.

Como construir um roteiro para vídeos?

Esses são os elementos básicos presentes na maioria dos processos de criação de videoclipes.

Depois disso: luz, câmera, ação e solta a track!

Se você está pensando em fazer um videoclipe, é muito importante que você não esqueça nada no dia da gravação. Para te ajudar nisso, baixe agora mesmo o nosso checklist para gravar vídeos. É gratuito e prático, para você usar no dia a dia dos seus projetos. Bom trabalho!

Além disso, você também pode contar com a Astronautas para apoiar o seu projeto. Agende um café com um de nossos especialistas e vamos conversar melhor sobre a sua ideia!

Leia também:

 

decolamos-o-seu-negocio-orçamento-astronautas-filmes

Solicite o orçamento da sua produção de vídeo na Astronautas Filmes.

Posts Relacionados