Como criar um nome pro seu canal do Youtube | Astronautas Filmes - Produtora de Vídeos

(61) 3356-7403  |  (11) 99822-1100
Como criar um nome pro seu canal do Youtube

Como criar um nome pro seu canal do Youtube
Por
18/12/2018

Como criar um nome pro seu canal do Youtube

Ser youtuber deixou de ser apenas um hobbie para se tornar profissão. Cada vez mais pessoas estão enxergando no YouTube a oportunidade de ganhar dinheiro fazendo vídeos sobre aquilo que gostam. Se você chegou neste artigo, também deve estar considerando isso ou planejando usar a rede para o seu negócio, certo?

Mas o que muitos se perguntam antes de criar um canal é: como se destacar em meio a tanta gente? Já te adiantamos que o primeiro passo para isso é pensar no nome do seu canal.

A ideia deste artigo não é dar um nome pronto, mas te ensinar um passo a passo para que você mesmo possa chegar no nome ideal para o seu canal. Preparado? Então mãos na massa!

Passo a passo de como criar um nome para o seu canal

Saber dizer o que é um bom nome para um canal no YouTube pode ser uma tarefa difícil, mas temos certeza que você, com certeza, sabe identificar o que é um nome ruim.

Existem canais que, mesmo lendo o nome, você não consegue saber ao certo sobre o que se trata, não é? Ou ainda aqueles nomes que você precisa ler mais de uma vez para entender o que está escrito. Esses, de fato, não são referências para que você possa escolher o nome do seu canal.

Um bom nome para um canal no YouTube precisa ir além da criatividade, sendo coerente com o seu propósito para representar a sua essência.

É importante pensar no nome pois ele será a chave para que a sua audiência chegue até você!

Agora, vamos aprender um passo a passo de como criar o nome ideal para o seu canal no YouTube? Confira!

Defina o seu propósito

A primeira coisa que você deve fazer é definir o seu propósito. O que queremos dizer com isso? Você deve, antes de qualquer coisa, pensar no que quer fazer com o seu canal, no que irá oferecer para as pessoas, qual a mensagem que quer passar, qual a temática que irá abordar, o foco do canal, entre outras questões básicas.

Para te ajudar, geralmente os youtubers tendem para dois caminhos na hora de definir o propósito do seu canal: personalidade ou temática.

Os que se ligam mais à própria personalidade são justamente aqueles canais onde o foco é a própria pessoa que está em frente às câmeras, falando sobre os mais diversos assuntos e nos mais variados formatos (um vlog no próprio apartamento expondo a sua opinião sobre determinado assunto, um daily vlog mostrando o seu dia a dia e rotina, etc). Esse tipo de canal geralmente carrega o nome da própria pessoa, como Whindersson Nunes e Felipe Neto.

Já os youtubers que tem como essência a temática do seu canal têm um nicho mais bem definido e focam no assunto sobre o que falam. Existem canais sobre culinária, humor, viagem, moda, maquiagem, entre outros. O interessante desse tipo de canal é que o nome já dá um indicativo sobre o que ele irá abordar, como o Jovem Nerd, que claramente fala sobre o universo nerd e geek.

Avalie bem se você acha que a sua personalidade ou senso de humor é o que mais se destaca em você. Ou se, talvez, o que mais pode contribuir é com o seu conhecimento sobre determinado assunto, como simples e rápidas aulas de inglês.

Pense no seu público

Depois de definir o seu propósito, é hora de pensar no seu público. Quem irá assistir aos seus vídeos? Quem se interessa naturalmente pelo seu conteúdo? Para quem é mais indicado que você direcione o seu canal?

Ir em busca dessas respostas vai ajudá-lo a ser mais assertivo com o nome do seu canal, direcionando o conteúdo diretamente para quem irá consumi-lo. Esse, sem dúvidas, é um dos segredos dos canais de sucesso.

E o mais interessante aqui é utilizar o seu público de forma estratégica ao formar o nome do seu canal. Pense bem: o nome que você escolheria para um público formado por adolescentes com certeza vai ser diferente de um nome para um público mais velho, certo?

Por isso, é muito importante que você reúna o máximo de informações sobre esse público (comportamento, o que gostam e o que não gostam, o que gostariam de ver no YouTube), pois isso com certeza irá facilitar na hora de criar um nome atrativo para ele.

Pesquise bastante

Além de estudar muito o seu público e reunir informações sobre ele, também é necessário que você pesquise bastante sobre a temática do seu canal. Procure, principalmente, outros canais que abordam o mesmo tema que o seu. Isso vai ajudar com que tenha ideias e insights, evitando repetir nomes já existentes.  

Uma dica para essa pesquisa é observar bem como o nome se liga à temática de cada canal. Isso já vai ajudar você a construir um certo senso crítico para avaliar o seu próprio nome depois.

Faça uma lista

Agora que você já estudou bastante e está com a cabeça cheia de informações e ideias relevantes, está na hora de colocar tudo no papel. Escreva o máximo de nomes possíveis que conseguir e forme uma lista cheia de opções.

E não pense demais antes de escrever nem se preocupe muito com o que sair. Escreva tudo que vier na sua cabeça, pois uma ideia que pode parecer simples pode levar a outra ainda melhor!

Nessa hora, vale a pena também se atentar a algumas dicas:

  • Tente considerar tudo que já definiu e estudou até agora: propósito e temática do canal, público, etc;
  • Brinque com as palavras e faça trocadilhos. Além de ajudar a formar nomes mais interessantes, também vai fazer com que se divirta com a tarefa;
  • Tente juntar duas ou mais palavras, você pode se surpreender positivamente com o que sair;
  • Se sentir que acabaram as ideais, consulte um dicionário de sinônimos, com certeza a sua lista ainda poderá render muito mais.

Lembre-se: são apenas sugestões, então não se preocupe em julgá-las agora. É muito importante que deixe essa etapa fluir para que possa criar nomes ainda mais interessantes, ok?

Selecione os melhores nomes

Agora que já tem uma lista com algumas opções, você pode começar a selecionar as melhores.

É natural que no decorrer do processo apareçam nomes que já tenham te chamado a atenção e que julgue legais para definir o seu canal.

Mas agora é o momento de ser autocrítico e avaliar se eles são realmente bons. Pense em questões como:

  • Esse nome é memorável?
  • Ele representa bem o meu canal?
  • As pessoas vão lembrar dele com facilidade? O nome soa bem?

Uma boa dica é imaginar as pessoas falando os nomes que listou, ou até mesmo YouTubers famosos pronunciando os títulos em um vídeo de uma possível colaboração futura, que tal?

Peça opiniões

A etapa final para criar um nome pro seu canal no YouTube é pedir a opinião de outras pessoas. O ideal aqui é procurar por pessoas que representem o seu público-alvo, para ter uma noção de qual impacto aqueles títulos teriam na sua audiência real.

Mostre os principais nomes e pergunte o que elas acham, observe as primeiras impressões. Analise, principalmente, se aqueles nomes são atrativos e chamam a atenção dessas pessoas. Não se esqueça também de perguntar por sugestões e dicas, isso pode te ajudar a chegar ainda mais perto do seu objetivo.

Veja qual das alternativas se saiu melhor nessa etapa e pronto: você terá criado o nome ideal para o seu canal no YouTube.

Dicas básicas

Algumas dicas básicas podem te ajudar a ser ainda mais assertivo para definir um nome criativo, original e ideal para o seu canal, como:

  • Fuja de nomes genéricos e óbvios;
  • Evite títulos compridos e longos demais;
  • Não coloque números no meio, pois pode dificultar a compreensão do público;
  • Opte por nomes em português (exceto casos que títulos em outra língua sejam mais coerentes com o propósito do seu canal e com o seu público).

O que fazer depois?

Definir o nome é o primeiro passo para criar o seu canal de sucesso no YouTube. Depois disso, você pode começar a pensar em outras plataformas para divulgação dos seus vídeos.

Tem dúvidas sobre onde criar o seu canal?

Saiba mais em Vimeo ou Youtube: qual é melhor para hospedar vídeos?

Mas vamos com calma, um passo de cada vez. Enquanto isso, você pode aprender ainda mais sobre o mercado de vídeos online com o nosso ebook Como os consumidores empresariais usam o video online. Baixe agora mesmo, é gratuito!

 

Leia também:

 

videos-empresariais

Posts Relacionados