6 melhores editores de vídeos da atualidade | Astronautas Filmes - Produtora de Vídeos

(61) 3356-7403  |  (11) 99822-1100
6 melhores editores de vídeos da atualidade

6 melhores editores de vídeos da atualidade
Por
29/11/2018

6 melhores editores de vídeos da atualidade

Quem nunca precisou se virar para editar um vídeo, não é mesmo?

Trabalhos de escola ou faculdade, aniversários de amigos, comemorações de fim de ano da empresa ou simplesmente cortar um vídeo para postar nas redes sociais.

Há aqueles que até se aventuram na edição de vídeos mais complexos: um curta-metragem, um documentário de TCC, entre outras situações.

Independente do vídeo e da sua finalidade, ter um bom programa para editá-lo é uma ajuda e tanto nesse desafio. Se o vídeo tiver fins profissionais, para divulgação do seu negócio, fortalecimento de uma marca ou interação com o público-alvo, as exigências são ainda maiores.

Conheça agora mesmo os 6 melhores editores de vídeo da atualidade!

Para facilitar, dividimos o artigo por editores gratuitos e pagos. Boa leitura!

Editores de vídeo gratuitos

Com um bom editor de vídeo, você conseguirá resolver a grande maioria dos seus problemas com uma filmagem — como ajustar áudio, cor, luz e som —  e ainda incrementar algo na produção, inserindo efeitos, trilha sonora, filtros, legendas e vários outros recursos.

Em geral, os editores de vídeos gratuitos são mais simples e indicados, principalmente, para suprir necessidades de vídeo e de edição de pequenas produções, tanto em finalidade quanto em quantidade e complexidade do material.

E então, quais as melhores opções?

Windows Live Movie Maker

Este editor do Windows é bem conhecido por sua facilidade em atender diversas demandas corriqueiras e caseiras do dia a dia, que não demandam edições complexas, sendo ideal para qualquer iniciante.

Mesmo sendo mais básico, o Windows Live Movie Maker conta com algumas funções interessantes, como a possibilidade de fazer cortes e montagens simples, adicionar efeitos e transições, além de legendas e narração. Também é possível arrastar um vídeo de uma pasta diretamente para a linha do tempo do programa, o que torna muito mais ágil o processo de edição de qualquer vídeo.

O Movie Maker é bastante intuitivo e direto, o que facilita com que você aprenda a mexer na ferramenta mais rapidamente.

iMovie

Este programa é semelhante ao Movie Maker na simplicidade e é uma ótima opção para aqueles que não utilizam equipamentos com Windows. O iMovie é exclusivo para dispositivos da Apple — funcionando muito bem tanto no Mac quanto nos dispositivos móveis.

As funcionalidades também são basicamente as mesmas: corte e inserção de áudios, textos, efeitos e transições.

O único problema de ambos é a limitação de formatos de vídeos suportados e a capacidade de processamento, a depender do tamanho dos arquivos utilizados.

De qualquer forma, para produções simples, ambos são altamente indicados.

Avidemux

Outro programa gratuito e com ótimo desempenho é o Avidemux. Com ele, além de cortar e inserir áudios e textos — como títulos e legendas —, também é possível alterar cores, emendar materiais e redimensionar o tamanho dos vídeos.

Ele tem uma interface bastante intuitiva e também oferece uma vantagem entre os demais programas: suporta os mais variados formatos de arquivo e ainda corta os vídeos sem que haja perda de qualidade.

Editores de vídeo pagos

Aqui, você estará pagando por programas mais completos e capazes de atender às mais variadas necessidades, desde a edição de vídeos mais simples até aqueles mais complexos e que demandam mais qualidade de produção.

Os editores de vídeo pagos costumam ser mais profissionais e oferecer funcionalidades que não são encontradas nos programas gratuitos. Vamos conhecer os melhores do mercado?

Adobe Premiere

Este programa é um dos mais famosos em edição de vídeos, por conta das inúmeras funções e da qualidade que oferece para a produção.
Com ele, você pode aplicar filtros de cores, alterar o tempo de duração de cada recorte, sincronizar áudio e vídeo, desenvolver vinhetas personalizadas e outras questões.

Além disso, um dos principais benefícios é que ele é integrado com os demais programas da Adobe, como o After Effects, Audition e o Photoshop, o que podem colaborar ainda mais para o visual e a qualidade do seu vídeo.

Sony Vegas

Outro programa também bastante conhecido é o Sony Vegas, capaz de oferecer suporte desde produções mais simples até grandes filmes, como longa-metragens.

A cada atualização o programa agrega mais funcionalidades e hoje é possível, dentre tantas coisas, equilibrar cores, incluir efeitos de iluminação e alterar a cor do vídeo.

Além disso, o Sony Vegas também possui uma biblioteca própria de efeitos para cor, imagem e movimento, além de oferecer opções de exportação muito úteis, como gerar arquivos ainda mais leves sem perder a qualidade.

Final Cut

Essa ferramenta também é exclusiva para Mac, assim como o iMovie, e possui uma interface mais simples e intuitiva comparado com os outros programas pagos.

Mesmo assim, o Final Cut é capaz de auxiliar em grandes produções, suportando inclusive materiais na qualidade 4K, sem nenhum prejuízo. Com ele, é possível criar títulos em 3D, editar questões como luz, textura e até fazer animações.

 

 

Agora, uma ótima notícia: todos esses programas possuem uma versão gratuita por 30 dias. Então, se quiser testá-los antes para ver qual é a melhor opção para a sua necessidade, fique à vontade!

Eles também podem parecer um pouco complicados no início, com tantas funcionalidades, mas com um pouco de pesquisa e prática você ficará ainda mais familiarizado com as ferramentas e logo vai dominá-las. Existem inúmeros tutoriais do YouTube, e na internet como um todo, que são uma boa para ajudá-lo a entender cada ferramenta.

Fale com quem mais entende de edição de vídeos!

Além de programas gratuitos e pagos para edição de vídeos, contar com uma boa produtora de conteúdo audiovisual também é uma ótima opção, dependendo da sua necessidade!

Assim, a garantia de entrega de materiais mais profissionais e com qualidade é muito maior. Tudo isso com conteúdo personalizado e direcionado para atingir o seu público-alvo com efetividade.

Converse com um de nossos especialistas e vamos esclarecer as suas dúvidas sobre edição de vídeos, o que acha?

Leia também:

 

LP TV WEB: Faça vídeos pensando no público alvo de sua empresa!

cative

Posts Relacionados