Diferença entre Vídeo Institucional e Vídeo Corporativo | Astronautas

(61) 3356-7403  |  (11) 99822-1100
Diferença entre Vídeo Institucional e Vídeo Corporativo

Diferença entre Vídeo Institucional e Vídeo Corporativo
Por
13/08/2017

Diferença entre Vídeo Institucional e Vídeo Corporativo

Vídeo Institucional e Vídeo Corporativo são duas opções que ajudam a empresa, cada um da sua forma e com objetivos específicos diferentes. Você talvez já tenha assistido esses dois tipos de vídeo, mas será que realmente sabe as diferenças? Confira a seguir as características dos vídeos Institucional e Corporativo.

Diferença entre Vídeo Institucional e Vídeo Corporativo

O vídeo institucional possui como objetivo principal apresentar a empresa em si, contando sua história, missão e valores. Já o vídeo corporativo visa divulgar o trabalho realizado pela empresa, expondo produtos e serviços para os clientes. Não existe melhor ou pior opção: os dois formatos de vídeo são indicados para empresas de todos os portes e dos mais diversos segmentos. Basta escolher o vídeo ideal para cada momento, de acordo com os resultados esperados.

Antes de começar, é preciso estudar o público-alvo e definir a identidade visual da empresa. Esses dados são fundamentais para a estrutura de um bom vídeo, seja institucional ou corporativo. Outro ponto a ser observado é a qualidade do vídeo: é preciso mostrar profissionalismo e lembrar que o vídeo será responsável por representar a empresa.

Como escolher entre Vídeo Institucional e Vídeo Corporativo?

O primeiro passo para tomar essa decisão é definir de forma clara os resultados esperados com o vídeo. Se a empresa está em fase de lançamento do site e das redes sociais, é importante investir em vídeos institucionais, que contem a história da empresa, sua origem e seus valores. Além do site, os vídeos institucionais podem ser utilizados para apresentar a empresa em feiras, reuniões e eventos.
Como os consumidores Empresariais usam o Vídeo Online

Existem 4 formatos de vídeo institucional:

1- Vídeo tradicional: é uma apresentação direta, mostrando as informações básicas da empresa, como sua história e seus objetivos.
2- Vídeo moderno: é uma evolução da versão tradicional – é mais dinâmico e criativo, mostrando a história da empresa, mas com foco em conquistar clientes.
3- Vídeo educativo: o foco é para um apresentador, que passa uma mensagem educativa de forma simples e clara.
4- Vídeo conceitual: é o formato de vídeo que busca contar uma história e emocionar os espectadores.

Um vídeo corporativo é uma ótima forma de promover engajamento e estabelecer uma comunicação entre empresa e espectador. Este formato é ideal para apresentar o trabalho realizado pela empresa. Confira a seguir os momentos para se usar um vídeo corporativo:

– Ao lançar um novo produto: a empresa pode utilizar um vídeo para mostrar o funcionamento e as vantagens dessa novidade;

– Para atrair novos clientes: os vídeos podem mostrar o serviço ou os produtos oferecidos e os benefícios que o cliente terá ao contatar a empresa;

– Em treinamentos de equipe: cursos e tutoriais feitos por vídeo são bastante vantajosos, pois com apenas uma filmagem é possível promover treinamentos em todas as sedes da empresa;

– Transmitir e fixar uma mensagem: comunicados importantes, lançamentos de produtos e qualquer informação que precise de atenção terão uma resposta melhor em vídeo.

Assim, concluímos que os dois formatos de vídeo são importantes para a empresa, e a escolha vai depender dos objetivos específicos.

Posts Relacionados