Estúdio de vídeo com chroma-key: entenda o funcionamento | Astronautas Filmes - Produtora de Vídeos

(61) 3356-7403  |  (11) 99822-1100
Estúdio de vídeo com chroma-key: entenda o funcionamento

Estúdio de vídeo com chroma-key: entenda o funcionamento
Por
10/07/2018

Estúdio de vídeo com chroma-key: entenda o funcionamento

O cenário é um dos aspectos mais importantes na produção de vídeos. Um fundo muito simples, liso e sem detalhes, não traz novidades e o vídeo perde seu apelo para o espectador. Por outro lado, investir em um cenário elaborado pode sair muito caro e não oferecer muitas possibilidades de alterações. O ideal para conseguir controlar o ambiente e poder harmonizá-lo com o seu conteúdo é com o chroma-key.

Essa famosa “tela verde” é usada amplamente no meio audiovisual, em telejornais, séries, comerciais e filmes, justamente pela sua flexibilidade. É certamente um recurso com ótimo custo-benefício, especialmente se comparado aos cenários físicos, além das possibilidades só serem limitadas pela imaginação. Com ele, é possível se transportar para onde quiser ou mesmo criar um ambiente único para os seus vídeos, basta saber como usá-lo corretamente.

Como o chroma-key funciona?

A grande “mágica” do chroma-key não está na filmagem em si, e sim na edição. Os softwares de edição mais completos são capazes de identificar e deletar uma única cor dentro do espectro do RGB, ou seja, vermelho, verde ou azul. Assim, todos os elementos daquela cor específica que estiverem na imagem podem ser deletados, criando uma “transparência”. Lá você poderá inserir um cenário ao fundo, como uma nova camada do vídeo no processo de edição.

O ideal é que planeje o cenário junto com a roteirização do vídeo, já que assim poderá se movimentar no estúdio sem atrapalhar o efeito do chroma e ainda podendo criar interações com os elementos do cenário virtual. É possível utilizar marcações com objetos reais para essa orientação, basta também serem da mesma cor do fundo para que possa “desaparecer” junto do fundo.

É importante ressaltar que para isso a iluminação deve ser feita adequadamente para evitar sombras e tornar o chroma o mais “liso” possível. Por esse motivo os estúdios de chroma-key, com cobertura completa da tela – nas paredes e no chão – e com as luzes ideais, são recomendados para maior naturalidade na imagem e facilitar o processo de edição.

A utilização das cores no chroma-key

É possível utilizar o efeito do chroma-key em três cores, vermelho, verde e azul, contanto que em tons sejam fortes e uniformes, para que possa ser recortado facilmente. Mas é bom saber que cada cor tem uma peculiaridade para considerar. O vermelho, por exemplo, quase não é usado por um motivo: ao anular uma cor do vídeo ele faz isso com qualquer parte, não só o fundo. Se estiver com algum acessório ou objeto vermelho, ele desparecerá também. E mais do que isso, mesmo as pessoas possuem tons avermelhados na própria pele que podem ser anuladas acidentalmente nesse processo.

Enquanto a questão dos itens de mesma cor ainda vale para o azul e o verde, esse problema é reduzido, por isso são as mais usadas nesse recurso. O azul, no entanto, passa por uma compreensão maior nas filmadoras do que o verde, perdendo um pouco da qualidade e é mais comum de ter nos elementos do que o verde. Dessa forma o verde acabou se tornando a cor ideal para o chroma-key. E em qualquer caso, deve sempre se planejar para não ter elementos da mesma cor do chroma para que não tenha problemas na edição.

Como os consumidores Empresariais usam o Vídeo Online

Posts Relacionados