Stop Motion | Astronautas Filmes - Produtora de Vídeos

(61) 3356-7403  |  (11) 99822-1100
Dicas para criar um vídeo com Stop Motion

Dicas para criar um vídeo com Stop Motion
Por
17/05/2017

Dicas para criar um vídeo com Stop Motion

O Stop Motion é uma técnica que encanta os amantes de cinema e de fotografia. O método combina as duas artes com harmonia e muita criatividade. O processo consiste no uso de fotografias em série para gerar movimento. Ou seja, são diversas fotografias de cada cena, criando um vídeo sem filmagem.

Talvez você já tenha visto algum vídeo que utiliza a técnica – é bastante comum o uso de massinha no processo. Por exemplo, para mostrar um bonequinho de massinha caminhando, é preciso fotografar ele parado, movimentar levemente uma perna e fotografar novamente e assim sucessivamente, registrando cada pequena alteração em fotografia. Em seguida, as imagens são reunidas, o áudio adicionado e o resultado é um vídeo com movimento e criatividade.

Alguns filmes famosos foram feito utilizando a técnica, como O Estranho Mundo de Jack e Fuga das Galinhas, por exemplo. O processo pode exigir muito tempo e dedicação, mas é um método simples e fácil de colocar em prática. Vale utilizar massinha, brinquedos, sapatos… Basta soltar a criatividade.

Confira algumas dicas!

Utilize um tripé

Ou mesmo alguma outra ferramenta de estabilização para a máquina fotográfica. É fundamental evitar movimentos entre uma fotografia e outra para se livrar de imagens tremidas ao final do trabalho.

Observe a iluminação

Como pode levar horas ou até mesmo anos durante a composição de um vídeo de Stop Motion, é importante manter a iluminação padrão. Dessa forma, o ideal seria utilizar ambientes fechados e iluminação artificial, permitindo um total controle de luz pelo fotógrafo.

Valorize o período de pré-produção

Para criar um minuto de vídeo Stop Motion é preciso um total de 600 fotos, sendo 10 fotos por segundo. Dessa forma, um vídeo de uma hora precisaria de 36 mil fotos. Por isso o planejamento é essencial. Já pensou descobrir que algum detalhe estava errado após ter tirado 20 mil fotos e precisar começar novamente? Antes de começar a fotografar é importante ter a história bem estruturada e todo o material necessário pronto.

Para deixar algum momento da animação um pouco mais longo, basta duplicar o quadro

Isso passará uma sensação de pausa antes do começo de um novo movimento. Você pode utilizar de duas a oito cópias de um quadro, depende do objetivo final.

Use a criatividade

Se você escolher fazer uma animação com objetos feitos de massinhas, por exemplo, uma boa dica é o uso de arame para dar maior estabilidade e facilitar a movimentação.

Mantenha a organização

Salve as fotos em sequência, com frequência e em mais de um local, evitando imprevistos. Tenha um diário do seu filme e anote todos os detalhes da última cena antes de fazer uma pausa.

Para finalizar, você pode contar com diversos aplicativos próprios para Stop Motion. Após editar as fotos e salvar no programa de edição, o próximo passo é a definição da velocidade. Um número maior de fotografias resultará em um vídeo mais fluido, e menos fotografias resultam em um vídeo mais pausado. O último passo é a edição de áudio e falas.

Posts Relacionados