Light Painting | Astronautas Filmes - Produtora de Vídeos

(61) 3356-7403  |  (11) 99822-1100
Dicas para fotografia Light Painting

Dicas para fotografia Light Painting
Por
19/05/2017

Dicas para fotografia Light Painting

Traduzindo de forma literal, Light Painting significa pintura com luz. A técnica utiliza desenhos feitos com luz em fotografias e é uma arte criativa e divertida de fazer, agradando fotógrafos amadores e profissionais. O método é simples e conquista todos os clientes, de gestantes a noivas.

Com o Light Painting, você pode criar desenhos e formas com luz, pode destacar um objeto ou um personagem da cena e pode, ainda, utilizar luzes do cotidiano de forma diferente, criando efeitos com faróis de carros, por exemplo. O método é criativo e não exige muitos materiais – basta uma câmera fotográfica e muita criatividade. Vamos lá?

1. Controle a sua câmera no modo manual

O primeiro passo é ter em mãos uma câmera que possua a função de controle Manual para controlar o ISO, a abertura do diafragma e a velocidade do obturador. Este último item é o que, de fato, fará a técnica funcionar. A fotografia é formada pela entrada de luz que atinge o filme ou o sensor digital, e o Light Painting precisa que a luz tenha mais tempo para esse processo. Ou seja, a velocidade de captura da imagem deve ser mais longa do que o normal.

2. Utilize um tripé

Como a fotografia vai levar alguns segundos para ser registrada, qualquer movimento pode alterar o resultado esperado, até mesmo uma simples respiração. Para evitar que a câmera se movimente, utilize um tripé e, se possível, um disparador remoto, que vai evitar movimento até mesmo no momento do clique. Caso não tenha um disparador remoto, vale programar o disparo automático da câmera.

3. Utilize lanternas ou similares

Para criar os desenhos você pode utilizar lanternas, luzes de led, refletores e velas, por exemplo. Caso queira luzes coloridas, basta cobrir uma lanterna com papel celofane.

4. Observe a iluminação

A iluminação deve ser observada com cuidado. Para dar destaque aos focos de luz escolhidos, é melhor o restante do cenário estar escuro.

5. Observe os movimentos

Observe os movimentos. A pessoa que passar fazendo o desenho com a luz não ficará visível na fotografia. No entanto, se a imagem contar com personagens, é fundamental pedir que permaneçam parados até o final. Qualquer pequeno movimento já é suficiente para resultar em uma imagem tremida.

6. Pense no resultado final

Se for escrever o nome de uma pessoa, por exemplo, lembre-se de escrever de trás para frente ou então escrever normalmente e girar a foto durante a edição. Pode ser preciso registrar mais de uma imagem para palavras longas, unindo todas ao final.

7. Pratique muito

Seja paciente e pratique. O método é simples, mas exige prática e paciência para conseguir resultados com maior qualidade. Nem sempre o primeiro resultado será como esperado, então se prepare para repetir a cena algumas vezes e peça calma a todos os participantes.

O Light Painting pode ser feito em estúdio ou em espaços abertos, de preferência com pouca iluminação para dar destaque aos pontos de luz determinados. Antes de fotografar em ambientes externos e com clientes, vale a pena praticar o método sozinho em casa ou no estúdio.

Dessa forma, você chegará preparado no dia do ensaio, garantindo um melhor resultado final para a fotografia.

camera-360-graus

Posts Relacionados