Como fazer uma modelagem 3D? | Astronautas Filmes - Produtora de Vídeos

(61) 3356-7403  |  (11) 99822-1100
Como fazer uma modelagem 3D?

Como fazer uma modelagem 3D?
Por
23/01/2019

Como fazer uma modelagem 3D?

Uma modelagem 3D, também conhecida como modelagem digital, é o nome dado ao processo de criação de materiais tridimensionais. A partir dele é possível tornar realidade objetos, personagens e cenários antes presentes apenas na nossa imaginação, com grande riqueza de detalhes.

Você com certeza já deve ter ficado maravilhado com animações de filmes em 3D ou com um personagem de algum jogo. É surpreendente o quanto muitas dessas simulações parecem tão reais e sofisticadas, não é mesmo?

Mas como elas são produzidas? Como é feito o processo de modelagem 3D? Você certamente está curioso para saber isso e preparamos este artigo para esclarecer a sua dúvida.

Que tal aprender a como brincar um pouco mais com a sua imaginação? Vamos lá!

Como fazer modelagem 3D?

Recursos em terceira dimensão não são mais exclusivos ao universo do cinema e dos games. Hoje, cada vez mais a modelagem 3D está se tornando uma parte fundamental no desenvolvimento de outras áreas, como publicidade, arquitetura, engenharia, audiovisual, entre outras.

 

 

A técnica é feita a partir de softwares específicos para produções em 3D, sendo possível construir tanto objetos animados quanto estáticos, de acordo com a sua necessidade ou desejo.

Para isso, é muito importante que o primeiro passo seja a definição do resultado que quer atingir. Então, antes de iniciar uma modelagem 3D, pense bem na sua finalidade, praticidade e complexidade, considerando também o estilo (animado ou estático) que deseja seguir. Isso irá facilitar bastante todo o processo, acredite.

Depois de ter cada uma dessas questões claras em mente, você está preparado para seguir com a sua criação.

Agora, você deve passar por algumas etapas básicas, comuns nos processos de modelagem 3D. Acompanhe abaixo!

Concepção dos elementos

Após já ter pensado em todo o seu projeto 3D, é hora de detalhá-lo melhor e começar a conceber os elementos que irão compor a sua cena. Você já pode, por exemplo, fazer uma lista com todos os objetos que serão desenvolvidos, definir como o ambiente será composto, quais serão as cores, texturas e planos.

Uma boa dica é reunir referências, que irão ajudar a guiá-lo quando começar a modelar.

E não se esqueça de colocar as suas ideias no papel: faça desenhos em 2D, rascunhos, crie descrições e construa um storyboard — uma folha com ilustrações em 2D sequenciais para representar o movimento da sua cena, se ela for uma animação

Modelagem

Agora que já tem uma boa noção de tudo que quer fazer, é hora de começar a modelar de fato. Para isso, você vai passar todos os seus desenhos e rascunhos para um software específico de modelagem 3D.

Fique tranquilo, mais à frente vamos conhecer os melhores programas para executar o seu projeto.

O importante nessa etapa é materializar a sua ideia dentro do software, construindo toda a base e estrutura do seu personagem ou da cena como um todo, formas e texturas. Deixe a sua criatividade fluir!

Renderização

Mesmo com o modelo pronto, o seu projeto ainda vai estar com um aspecto inacabado, com cores mais sólidas, textura e visual mais simples. A renderização é o momento para você dar um up em tudo isso.

Nessa etapa, é possível desenvolver aspectos de luz e sombra, gerando uma imagem final para a sua modelagem.

Pós-produção

Para melhorar toda a cena que construiu, você pode fazer um tratamento extra de imagem, em uma espécie de pós-produção.

Geralmente, essa última etapa é feita em outros programas, como Photoshop e After Effects. Neles, você consegue alterar ou potencializar cores, adicionar efeitos, melhorar a estética como um todo, mesclar o material com outros ambientes, entre outras questões visuais.

Com essas 4 etapas principais, você já tem uma boa noção de como fazer uma modelagem 3D.

Algumas das etapas podem variar de acordo com o seu objetivo. Em animações para games, por exemplo, a renderização é feita em tempo real, à medida que o jogo vai rodando e sendo construído.

Mas não se preocupe, com essas informações você já tem um bom direcionamento para executar a sua modelagem 3D.

Quais os melhores programas para modelagem 3D?

Com a evolução do uso dessa técnica nas mais diversas áreas, existem vários programas altamente capacitados para executar uma modelagem 3D. Os mais utilizados são: Maya, Blender, Cinema 4D, 3DS Max e Zbrush, sendo este último ótimo para criação de personagens.

Contudo, a maioria desses programas é pago, sendo necessário um investimento considerável. Dos citados, o Blender é o único software gratuito, em que é possível desenvolver projetos dos mais variados: animações, games, projetos de arquitetura, entre outros.

No geral, eles podem parecer muito complexos no início, especialmente se você não tem tanta familiaridade com o mundo de ilustrações e animações.

Mas existem diversos tutoriais espalhados pela internet e pelo YouTube que com certeza irão ajudá-lo muito na hora de criar a sua modelagem 3D. Com dedicação e estudo você com certeza vai aprender rapidinho.

 

 

Anda pesquisando bastante sobre o universo 3D e quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e entenda mais sobre realidade aumentada e realidade virtual e sobre recursos que abusam do uso de objetos tridimensionais. Boa leitura!

Leia também:

 

decolamos

Posts Relacionados