O que grandes agências estão fazendo de novo com vídeos? | Astronautas Filmes - Produtora de Vídeos

(61) 3356-7403  |  (11) 99822-1100
O que grandes agências estão fazendo de novo com vídeos?

O que grandes agências estão fazendo de novo com vídeos?
Por
17/07/2019

O que grandes agências estão fazendo de novo com vídeos?

Se você é dono ou sócio de uma agência de publicidade no Brasil e precisa saber como inovar no seu negócio e nas suas campanhas de vídeo, leia este artigo. Queremos que pare de fazer mais do mesmo!

Vamos te mostrar o que as maiores agências brasileiras estão fazendo de novo para transformar o mercado e conseguirem bons resultados, mesmo em momentos de crise. 

Daremos dicas mais gerais de negócio e, em seguida, dicas específicas para a divulgação de vídeos.

Confira!

*Dica: boa parte do conteúdo deste artigo foi tirado das tendências e discussões lançadas nas edições recentes dos maiores eventos de criatividade, marketing, mídia, comunicação e inovação do mundo: Festival de Criatividade de Cannes (Cannes Lions) e South by Southwest (SXSW). Então, são referências que você deve acompanhar se quiser decolar a sua agência.

O que as agências estão fazendo de novo como negócios

Investimento em análise de dados e BI

A análise de dados e métricas é a grande tendência em agências de publicidade no mundo todo. Cada vez mais elas estão criando áreas e espaços específicos para isso, além de contratarem profissionais especialistas no assunto.

Recentemente, por exemplo, a agência Africa (top 5 das maiores do Brasil) anunciou* que a análise e acompanhamento de dados é uma das suas prioridades para os próximos anos.

*em entrevista para o portal da revista Exame.

E não é difícil perceber o porquê das agências estarem investindo nessa área, já que traz diversos benefícios para as estratégias publicitárias.

Aplicar o Business Intelligence em um comercial ou em qualquer outra campanha de vídeo, por exemplo, permite que a agência consiga analisar melhor os resultados do vídeo em tempo real, fazendo melhorias assertivas para que a campanha performe melhor no futuro (se necessário), além de identificar o que realmente dá certo e aquilo que não deve mais ser utilizado nas estratégias seguintes.

Com o BI, é possível planejar e executar com mais exatidão a compra de espaços em emissoras de televisão, por exemplo, ou direcionar melhor suas estratégias digitais com mídia orgânica e paga.

Acredite: caso ainda não use o BI para embasar suas estratégias, comece imediatamente.

Especialização em diferentes segmentos de clientes

Qual o segmento de mercado que você tem mais clientes atualmente? Saúde, educação, tecnologia, beleza? Já pensou, por exemplo, em especializar a sua agência no atendimento exclusivo de empresas do principal segmento que atende hoje?

Essa já é uma tendência que vem se consolidando nos últimos anos e que médias/pequenas agências têm colhido bons resultados.

Agora, o que as grandes agências estão fazendo (como a filial brasileira da britânica AKQA e a própria Africa) é mudar o seu modelo de negócio e fundar escritórios especializados em segmentos de mercado diferentes

A Africa, por exemplo, anunciou na mesma entrevista para a Exame que já está segmentando toda a sua equipe de forma temática, com times com conhecimento específico em bebidas e esportes, outro em finanças, um para clientes de tecnologia, outro para a indústria de alimentação e por aí vai.

Assim, a agência consegue ficar mais próxima da realidade dos clientes e entender melhor as suas necessidades, melhorando as entregas dos jobs, os resultados e a satisfação do anunciante.

Foco na tecnologia, não na “grande ideia”

Foi-se o tempo que o principal para uma campanha era ter uma grande ideia. Hoje, isso não é mais suficiente. É preciso, mais do que nunca, se preocupar também com a execução da campanha e, principalmente, quais os recursos tecnológicos que estarão envolvidos nela.

Em comerciais e campanhas de vídeo, por exemplo, quais as tecnologias e técnicas novas que vai utilizar pra tirar o roteiro do papel? Chroma key? Realidade virtual? Realidade aumentada? Imagens aéreas ou em 360º? Lançamentos ao vivo por meio de lives no YouTube?

Incentive esse pensamento na sua equipe.

Essa é a mensagem que Nick Law, CCO do Publicis Groupe (que tem filial no Brasil), disse que está tentando fazer na sua agência, durante a sua palestra na SXSW

O que as agências estão fazendo de novo com a divulgação de vídeos

Com as últimas edições do Festival de Cannes*, é possível perceber algumas tendências e ideias que as maiores agências de publicidade estão investindo para serem cada vez mais criativas e, claro, conseguirem bons resultados para os seus clientes.

*Inclusive, a Astronautas já ganhou um Bronze em Cannes. Para ver o case vencedor, clique aqui.

Confira abaixo.

 

  • Utilize o BI para conseguir insights para campanhas e roteiros. Foi a partir daí que a Artplan, por exemplo, teve uma boa ideia para gerar um dos seus grandes cases de sucesso: a campanha Divas de Cachos, para a Niely. Com a análise de dados, eles identificaram que o tema estava sendo discutido cada vez mais entre o público, o que resultou no desenvolvimento de um produto específico para esse segmento e um comercial viral da campanha (que já conta com mais de 18 milhões de visualizações no YouTube).

[INFOGRÁFICO] 11 vantagens de incluir vídeos nas suas estratégias de marketing digital

  • Não basta apenas colocar comerciais e vídeos em mídias tradicionais e de massa, como televisão e outdoor. Hoje, está comprovado cada vez mais que o investimento em mídias digitais traz impactos mais significativos em vendas para o cliente.
  • Otimize cada vez mais as suas campanhas em vídeo, também, para a visualização mobile e no smartphone. O YouTube já sinalizou que o consumo de vídeo mobile aumenta 100% a cada ano e as grandes agências já estão atentas para isso em suas campanhas.
  • O conteúdo precisa ser o foco das suas campanhas em vídeo. Elas devem transmitir uma mensagem e criar uma conexão com a marca dos seus clientes, representando os valores dos consumidores. É isso que defende Sérgio Gordilho, sócio da agência Africa, durante sua fala na 66ª edição do Festival de Cannes.
  • As grandes agências estão cada vez mais segmentando as suas campanhas em vídeo. A segmentação de público permite que você execute ações mais personalizadas, a partir do uso de dados, que vão atingir exatamente o usuário que tem relação com a sua marca, de forma mais barata, com menos esforços e mais mensuráveis.
  • O boca a boca é a mídia de massa que tem apresentado bons resultados. Se um vídeo da sua campanha nas redes sociais viraliza, por exemplo, você consegue alcançar bem mais pessoas fora do ambiente online, pois quem gostou do conteúdo vai mostrar ele para outra pessoa no seu dia a dia.

Leia também:

6 práticas de sucesso para a divulgação de um vídeo

  • Quem disse que vídeos de campanhas precisam ser curtos para serem efetivos? Um anúncio criado pela agência brasileira Wieden+Kennedy São Paulo para a Old Spice, em parceira com a produtora Conspiração Filmes, foi considerado a campanha mais longa da história pelo Guinness Book, com mais de 20 horas de gravação. E, claro, a estratégia tinha total ligação com a proposta, pois anunciava um novo produto do cliente que protegia o consumidor por mais tempo. 

Old Spice: O Primeiro Comercial Infinito da História

Conte com a parceria de uma produtora de vídeos para executar as suas campanhas (algo que as maiores agências do Brasil estão fazendo)

O que as maiores agências estão fazendo atualmente, como a própria Wieden+Kennedy São Paulo e a agência Africa, é contar com a parceria de produtores profissionais de vídeo e conteúdo audiovisual para pensar e executar a sua campanha em vídeo.

 

Esse tipo de parceria permite que você consiga atender com maior qualidade a clientes que demandam vídeos frequentemente, economize tempo e, ainda, possa contar com equipe e estrutura completa, para executar qualquer tipo de vídeo que o cliente quiser (até produções dignas de prêmios no Festival de Cannes).

Saiba mais em:

Produção de vídeos: realizar internamente ou contratar?

e

Como aumentar o ticket médio da sua agência de marketing com produção de vídeo? 

Facilite o projeto do seu cliente e o dia a dia de trabalho da sua agência! 

Para agendar uma conversa com um de nossos especialistas, basta solicitar um orçamento de vídeo sem compromisso aqui, que a nossa equipe vai entrar em contato com você para marcar um café com a Astronautas.

Leia também:

 

cta astronautas nós decolamos o seu negócio solicitar orçamento

Solicite o orçamento do seu vídeo agora mesmo, sem compromisso

Posts Relacionados