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IGTV, entenda mais sobre essa nova plataforma do Instagram

IGTV, entenda mais sobre essa nova plataforma do Instagram
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26/12/2018

IGTV, entenda mais sobre essa nova plataforma do Instagram

O Instagram é, sem dúvidas, uma das maiores redes sociais do mundo. Segundo pesquisa da Statista, a rede já soma 1 bilhão de usuários ativos por mês no ranking global.

Um dos possíveis segredos para manter tantas pessoas usando a rede são as suas constantes atualizações, trazendo novidades frequentes como o feed não-cronológico, stories, gifs e, recentemente, o IGTV.

 O IGTV é uma plataforma de vídeos própria do Instagram, que suporta vídeos mais longos, de até uma hora. Como qualquer novo recurso, o público e as empresas ainda estão se adaptando e descobrindo o que fazer com as suas funcionalidades.

E você? Já conhece a plataforma? Sabe como aproveitá-la da melhor maneira para o seu negócio? Entenda mais sobre o IGVT neste artigo, confira!

Como funciona o IGTV?

O IGTV foi lançado em junho de 2018 com o objetivo de concorrer com outras plataformas já consolidadas de produção e hospedagem de vídeos, como o YouTube.

 

 

O principal diferencial é que o IGTV foi totalmente pensado para os dispositivos móveis, suportando vídeos mais longos, em formato vertical e tela cheia. Além disso, os vídeos ficam sempre disponíveis na conta, diferentemente dos stories, que desaparecem após 24h.

E essa com certeza foi uma estratégia do Instagram para acompanhar o crescimento do uso de vídeos nos dispositivos móveis, já que o consumo de conteúdo audiovisual via mobile cresce 100% a cada ano.

 

 

A plataforma possui um aplicativo próprio e gratuito, disponível para dispositivos Android e IOS, mas também pode ser acessada dentro do próprio Instagram. Basta clicar em um ícone semelhante a uma televisão, no canto superior direito do celular, ao lado da funcionalidade Direct. A partir daí já é possível visualizar os vídeos produzidos por quem o usuário segue, em lógica parecida com a dos stories.

O IGTV também suporta vídeos em resolução 4K, para agregar uma imagem mais profissional, além de permitir a integração com outros recursos, sendo possível linkar um vídeo da plataforma no próprio story, por exemplo, para atrair a audiência (opção disponível apenas para contas com mais de 10 mil seguidores).

Outro detalhe é que os conteúdos de 60 minutos só podem ser feitos por contas verificadas ou com um alcance maior. Os demais usuários podem upar vídeos com até 10 minutos de duração.

 

 

No geral, o IGTV busca estimular os usuários a gerar e consumir conteúdo audiovisual, em um só lugar.

Grandes marcas e digital influencers já estão utilizando a plataforma como uma maneira de construir narrativas mais profundas com a sua audiência. Mas o que, exatamente, é possível fazer com o IGTV? Como utilizar a plataforma no seu negócio? Confira a seguir.

Como usar a plataforma no seu negócio?

Uma das principais vantagens do IGTV para empresas é o acesso a dados específicos de consumo audiovisual da audiência.

É possível ter noção de informações, como: quantas vezes as pessoas viram, curtiram e comentaram em um vídeo, em que parte do conteúdo a maioria dos usuários fecharam o vídeo, entre outros dados.

Assim, é possível acompanhar como o seu público está se adaptando à plataforma e se ele está se interessando pelos conteúdos que você produz.

De qualquer forma, alguns tipos de conteúdo já são considerados os melhores para se utilizar no IGTV, aproveitando a possibilidade de criar vídeos mais longos, como:

 

  • Tutoriais: essa é uma ótima oportunidade para ensinar o seu público a como utilizar o seu produto ou serviço, de forma completa e detalhada.
  • Entrevistas: é possível fazer tanto entrevistas rápidas e mais simples quanto mais longas, de acordo com o perfil de consumo da sua audiência, além de permitir também uma maior interação com o público por meio dos comentários.
  • Vídeos para esclarecer dúvidas: que tal produzir um conteúdo respondendo às principais perguntas e dúvidas do seu público? Como o IGTV é atemporal, esse vídeo ficará disponível na sua conta, para que qualquer usuário possa acessar e esclarecer questões pontuais sobre determinado assunto.
  • Webinars: você também pode criar um seminário online sobre um assunto relevante e inserir no seu IGTV. A vantagem é que você estará levando esse tipo de conteúdo diretamente para uma rede social que o seu público pode utilizar frequentemente.
  • Bastidores: mostrar aquilo que geralmente ninguém vê ou que poucas pessoas têm acesso pode ser uma boa estratégia para aproximar o seu público do seu negócio. As pessoas são naturalmente curiosas e você pode disponibilizar esse conteúdo com exclusividade no seu IGTV.

 

Como dissemos no início, as marcas ainda estão descobrindo como utilizar a plataforma da melhor maneira e aproveitar os benefícios que ela tem a oferecer.

Se você quer começar a produzir conteúdo no IGTV, mas ainda não sabe como, não se desespere. Agende um café com um de nossos especialistas e vamos bater um papo sobre o que está pensando em fazer, que tal?

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