Como criar um portfólio online atraente? | Astronautas Filmes - Produtora de Vídeos

(61) 3356-7403  |  (11) 99822-1100
Como criar um portfólio online atraente?

Como criar um portfólio online atraente?
Por
02/01/2019

Como criar um portfólio online atraente?

Encare o portfólio como uma vitrine do seu trabalho. É por meio dele que as empresas do mercado terão noção do que é capaz de fazer antes de contratá-lo. No entanto, esse recurso passou por algumas mudanças ao longo dos anos e hoje a melhor forma de apresentar o seu trabalho é digitalmente, adaptando-se para necessidades do próprio mercado.

Quer aprender como criar um portfólio online atraente? Vamos te ensinar neste artigo, acompanhe!

Por que criar um portfólio online?

Ter um lugar para reunir as suas ideias e aquilo que já produziu durante a sua carreira pode ser muito útil para qualquer profissão, especialmente para profissionais freelancers e para quem é da área da comunicação.

Antigamente, publicitários, artistas gráficos, ilustradores e redatores tinham que imprimir todo o seu trabalho e guardá-lo em uma pasta. Quanto iam procurar emprego ou participar de alguma entrevista, precisavam levar esse material — que muitas vezes era pesado — para onde fossem.

Hoje, essa tarefa ficou muito mais fácil, tanto para os profissionais quanto para os empregadores. O portfólio online permite reunir o seu histórico de produção de forma mais simplificada, podendo adicionar e retirar trabalhos quando achar necessário. Já as empresas conseguem encontrar candidatos para um possível trabalho simplesmente com uma pesquisa rápida na internet.

Agora, que tal conhecer algumas plataformas para que possa criar o seu portfólio online?

Como criar um portfólio online?

Antes de conhecer as principais plataformas para que possa criar o seu portfólio online, é fundamental que tenha em mente duas principais coisas para o seu material.

A primeira é que, por ser uma vitrine, você deve colocar apenas os seus melhores trabalhos. Quantidade não é sinônimo de qualidade. Então, escolha os seus trabalhos que têm mais potencial para impressionar quem for analisar o seu material. É interessante também que considere inserir produções mais diversificadas, para mostrar versatilidade.

Muitos costumam dizer que o design é essencial no seu portfólio online, o que não é mentira. Essa é a segunda coisa que deve ter em mente. Mas você deve tomar cuidado para não exagerar nesse aspecto, pois um design muito elaborado pode acabar sobressaindo o seu trabalho e desviando a atenção de quem o analisa. Por isso, opte por opções mais simples, para destacar o que realmente importa.

Agora que já está ciente disso, você está pronto para criar o seu portfólio online. Mas onde fazer isso? Por onde começar? Existem algumas plataformas completas, gratuitas e intuitivas, que podem satisfazer muito bem a sua necessidade profissional, seja ela qual for. São elas:

Behance

Esse é um site ideal para profissionais criativos, que mexem com publicidade, design gráfico, fotografia e ilustração.

Nele, é possível publicar trabalhos nos mais diversos formatos (textos, imagens e fotos, áudios e vídeos), sem limite de upload. Além disso, você também pode integrar links de peças suas que já estão na internet, como no YouTube ou SoundCloud, evitando que precise upar novamente na plataforma.

O Behance ainda funciona como uma rede social, em que é possível seguir outros profissionais da área e acompanhar os seus trabalhos, interagir com curtidas e comentários ou ainda criar coleções do que for de seu interesse.

Um dos principais diferenciais desse site é que você consegue organizar os seus trabalhos por projetos e álbuns, o que facilita a visualização.

Meuportifa

Já este site é voltado, principalmente, para produtores de conteúdo, como redatores publicitários, jornalistas, assessores de imprensa, social medias e redatores web.

O site é bem intuitivo e simples, o que facilita na hora de colocar os seus trabalhos, sejam eles textos, imagens, vídeos ou áudios. Além disso, ainda é possível contar com layouts já prontos e ter acesso a vagas de emprego, estágio e trabalhos pontuais, ótimo para quem trabalha como freelancer.

Flickr

Você já deve ter ouvido falar do Flickr, certo? Isso porque o site já foi muito conhecido como uma rede social de compartilhamento de imagens.

Hoje, a plataforma também é ideal para um portfólio online de fotógrafos. O layout é simples, para dar ainda mais destaque às suas imagens, sejam elas fotografias profissionais, ilustrações, peças publicitárias, entre outras.

Nela, também é possível adicionar amigos e marcações que forem de seu interesse, além de participar de grupos de discussão dentro do próprio site, o que pode beneficiar o seu trabalho.

Wix

Outra ótima opção para quem quer criar um portfólio online é o Wix. Ele é utilizado para desenvolver websites e também pode ser igualmente indicado se você quiser reunir o seu trabalho em um local específico.

Logo que você se cadastra na plataforma é necessário decidir qual o tipo de site que deseja criar. Para construir o seu portfólio, basta selecionar a opção “Pessoal” e clicar em “Portfólio”.

A vantagem é que o Wix oferece layouts variados de acordo com a sua profissão ou necessidade, como portfólio para ilustrador, fotógrafo, designer, entre outras opções, o que facilita muito o processo de criação da sua “vitrine” profissional.

Depois disso, é só começar a editar e personalizar o seu material, colocando os seus principais trabalhos.

Não se esqueça de atualizar constantemente

Não adianta apenas criar o seu portfólio online e deixá-lo parado. Ao longo da sua carreira, você vai evoluindo e produzindo trabalhos cada vez melhores, que agregam ainda mais para o seu lado profissional.

Por isso, é muito importante que você atualize o seu portfólio constantemente. Isso também vai mostrar para quem te acompanha que você tem uma produção constante e está preocupado com a sua carreira profissional.

Informações como perfil e contato são dados que muitas pessoas esquecem de atualizar, esteja atento a isso.

Uma boa dica também é que, sempre que upar algo novo na plataforma que escolher, divulgue o seu trabalho nas suas redes sociais. Com certeza tem alguém que gosta do que você faz e que irá adorar ver o que está produzindo de novo.

Caso trabalhe exclusivamente com vídeos, o melhor pode ser apostar no Youtube ou no Vimeo. Entenda melhor no artigo abaixo:

 

Vimeo ou Youtube: qual é melhor para hospedar vídeos?

 

Algo que pode ajudar bastante na hora de construir o seu portfólio online é ir atrás de algumas referências e inspirações. Para te ajudar nisso, disponibilizamos o nosso portfólio de produção de conteúdo audiovisual. Clique aqui e conheça o portfólio da Astronautas.

 

Leia também:

 

solicitar-orcamento

Posts Relacionados