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6 campanhas publicitárias criativas para você se inspirar

6 campanhas publicitárias criativas para você se inspirar
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05/06/2019

6 campanhas publicitárias criativas para você se inspirar

Ficar de olho no mercado e estar atualizado sobre o que outras marcas andam fazendo é uma das melhores formas de conseguir bons insights para suas campanhas publicitárias.

Por isso, separamos alguns exemplos pra te inspirar e te ajudar a gerar aquela ideia que você estava esperando.

São ações e vídeos que inovaram das mais diversas formas, seja no storytelling, no formato, público-alvo ou na técnica utilizada.

Vamos lá?

Ministério da Saúde – Combate às Fake News sobre Vacinação

O cenário é o seguinte: cresce cada vez mais o número de pais que estão deixando de vacinar seus filhos por conta de informações equivocadas que receberam sobre a vacinação. Já deve ter lido algo por aí sobre, certo?

Como, então, mudar isso, de forma efetiva? Como fazer esses pais terem consciência da importância da vacina para a vida e saúde dos seus filhos?

A solução do Ministério da Saúde foi simples: criar uma campanha em vídeo que mostrasse as consequências da não vacinação para os pais.

E o diferencial: fazer isso com pessoas, situações e histórias REAIS, o que causa muito mais empatia, comoção e, principalmente, ação por parte do público.

O resultado foi este:

Deu para sentir o impacto que esse vídeo teve, não é? Uma ideia simples, mas com muita efetividade e atingindo o público-alvo da maneira certa.

Banco do Brasil – Mês da Mulher

Uma das principais questões hoje da publicidade é em relação a representatividade real das mulheres nas campanhas publicitárias.

No Mês da Mulher, por exemplo, que campanha você criaria? O que você faria para que a sua ideia fosse, de fato, importante, relevante e significativa para esse público?

A resposta do Banco do Brasil foi a seguinte: criar uma série de vídeos feitos para mulheres e com mulheres, em que elas mesmas discutiam as suas próprias pautas da luta feminina, especialmente nas áreas de empreendedorismo, negócios e educação financeira.

Com isso, a marca respondeu a uma demanda real do público e, ainda, reforçou o branding na mente das consumidoras.

Uma boa referência para quando precisar criar uma campanha com uma pegada social e política, ok?

A série completa você pode conferir aqui.

Metrópoles – Trânsito e Volta às Aulas

Imagine o briefing: o tema é volta às aulas e você tem que trabalhar a conscientização no trânsito no meio de tudo isso. O que você faria?

O Portal Metrópoles, em parceira com o Detran -DF, decidiu chamar as próprias crianças para falar sobre trânsito e ajudar nessa conscientização.

Uma campanha divertida, criativa e que, acima de tudo, transmite perfeitamente a mensagem que deveria passar. Veja o que acha:

OMS (Organização Mundial da Saúde) – Riscos de Produtos Não Saudáveis para a Saúde

Uma das grandes dificuldades que podem surgir em uma campanha é tratar um assunto sério de forma interessante e que prenda a atenção da audiência. Já passou por isso?

A OMS, por exemplo, queria reforçar o quanto o consumo de produtos não saudáveis, como o álcool, pode oferecer riscos sérios e reais para a saúde. Algo que todo mundo já está cansado de ouvir falar, certo?

O recurso que eles usaram para tornar a campanha atrativa e didática é o uso de ilustrações — que é uma tendência, já que transmite uma informação de forma bem mais clara e lúdica para o público.

É só lembrar de quando estava na escola. Aposto que entendia melhor uma matéria quando o professor desenhava e ilustrava a questão no quadro, certo? A campanha segue a mesma lógica.

Governo Federal – Constituição e Canal no YouTube

Agora, política é sempre um assunto delicado e que, para muitas pessoas, pode parecer um pouco chato e desinteressante. Se você tivesse que produzir uma campanha para o Governo Federal, como contornaria esse cenário?

Uma boa solução é unir o que é desinteressante com algo que é interessante, que foi o que o Governo fez.

Criou um canal no YouTube, com uma YouTuber à frente das câmeras, para explicar para os mais jovens sobre a história da Constituição.

Toda a linguagem, formato e até duração dos vídeos são adequados para os gostos e comportamentos do público-alvo, algo que você sempre deve considerar antes de criar uma campanha.

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Vimeo ou Youtube: qual é melhor para hospedar vídeos?

ISOBAR – Fim de Ano

E se você tivesse nas mãos a missão de fazer algo diferente na firma para o fim de ano, o que faria?

A Agência de Publicidade Isobar decidiu fazer um vídeo de fim de ano com os seus próprios funcionários.

Nele, dá pra ver o ambiente de trabalho e, principalmente, a interação da equipe, o que pode ser muito útil para diversos propósitos institucionais: promover um bom clima organizacional dentro da empresa, humanizar a marca para os clientes, estimular o desejo nos profissionais do mercado a fazer parte de lá, entre vários outros.

Fala sério: dá vontade de ter gravado o vídeo junto com eles, não é?

E então, conseguiu ter alguns insights para o seu trabalho? Se gostou do conteúdo, compartilhe nas redes sociais e ajude a levar essas ideias para mais pessoas.

Só quem trabalha com publicidade e comunicação sabe o quanto é gratificante fazer um trabalho criativo e interessante como esses que mostramos, certo? Então, apoie ideias e iniciativas que achar legal, beleza?

Um dos principais fatores que ajudam a criar uma campanha criativa e que traz resultados é contar com a parceria de uma produtora de vídeos profissional. Se tiver uma ideia de vídeo e quiser conversar com um especialista sobre o que está pensando, clique aqui e conte com a Astronautas Filmes!

 

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