Marketing de conteúdo x marketing tradicional. Qual a diferença?

(61) 3356-7403  |  (11) 99822-1100
Marketing de conteúdo x marketing tradicional

Marketing de conteúdo x marketing tradicional

Marketing de conteúdo x marketing tradicional
Por
13/01/2017

Marketing de conteúdo x marketing tradicional

Marketing pode ser definido como o conjunto de estratégias que têm por objetivo fortalecer a marca e a imagem de uma empresa e melhorar as vendas. É baseado em quatro pilares: produto, preço, praça (distribuição) e promoção (divulgação). Aqui, vamos abordar especialmente o aspecto da divulgação.

Ao longo dos anos, as técnicas de marketing vêm se modernizando, de modo que os empresários encontram diferentes maneiras de se posicionar no mercado.

Muito tem se falado sobre o marketing de conteúdo e como ele pode trazer resultados. Veja a seguir quais são as principais diferenças entre ele e o marketing tradicional.

Marketing de conteúdo x marketing tradicional

Plataforma

As estratégias de marketing tradicional são executadas em meios de comunicação de massa, como televisão, rádio, jornal, revista, outdoor, placa e similares. Já o marketing de conteúdo é mais focado na internet e realizado por meio de artigos publicados em site, TV WEB, postagens em blog, newsletter encaminhada por e-mail, vídeos, e-books e outros.

Público-alvo

As diferenças entre as plataformas têm como consequência distinções de público-alvo.
O marketing tradicional acaba sendo voltado para a grande massa e, por isso, torna-se mais generalista. Por outro lado, com o marketing de conteúdo, é possível segmentar o público, comunicando-se diretamente com um grupo de pessoas no qual a empresa tem interesse, porque podem vir a se tornar clientes. Essa comunicação direcionada tende a ser mais eficiente.

Interatividade

Uma das maiores características do marketing tradicional é o fato de ser unilateral. Por exemplo: um anúncio é veiculado na televisão, as pessoas assistem e dificilmente podem estabelecer um diálogo sobre ele. No máximo, enviam um e-mail com a sua opinião para a empresa em questão, mas com a correria do dia a dia, dificilmente vão fazer isso.

No entanto, o marketing de conteúdo acontece na internet, espaço feito para a interação. Se um vídeo é publicado na fanpage da empresa, os internautas podem comentar instantaneamente, com grandes chances de serem respondidos, iniciando uma conversa.

Podem compartilhar o material com os seus amigos, publicar em suas próprias redes e isso tudo ajuda ainda mais na divulgação.

Abordagem

Esse é o principal aspecto de diferenciação entre os dois tipos de marketing em questão. O marketing tradicional é muito mais voltado ao produto ou serviço a ser vendido. Portanto, a ideia é comunicar que aquele bem existe, está disponível, pode levar tal solução a quem compra o preço (em alguns casos) e como fazer para adquirir.

É verdade que o produto também aparece no marketing de conteúdo, mas de forma bem menos óbvia e mais contextualizada. Ele é inserido em meio a informações úteis para o receptor e não apenas jogado aleatoriamente. Aliás, essas informações até aumentam o interesse da pessoa pelo bem que está sendo vendido.

Um é certo e o outro é errado?

Certamente, não! Os dois tipos têm suas vantagens e funcionam em determinadas situações, portanto, devem ser usados em conjunto e estrategicamente. O importante é que a empresa se abra ao marketing de conteúdo, que ainda é uma tendência relativamente nova.

Conte com o apoio profissional da Astronautas Filmes para garantir a qualidade do material e obter os melhores retornos.

Como os consumidores Empresariais usam o Vídeo Online

Posts Relacionados