Como construir uma marca nas redes sociais usando vídeos? | Astronautas

(61) 3356-7403  |  (11) 99822-1100
Como construir uma marca nas redes sociais usando vídeos?

Como construir uma marca nas redes sociais usando vídeos?
Por
14/08/2019

Como construir uma marca nas redes sociais usando vídeos?

Ter um objetivo claro para a marca nas redes sociais, definir um público-alvo, pensar em conteúdos direcionados para ele, patrocinar posts, postar frequentemente… Se você trabalha com marketing e comunicação no dia a dia, esses pontos já não são novidade para você, certo? 

Por isso, você vai aprender agora o que você pode fazer de diferente para construir a sua marca nas redes sociais com vídeos e sair na frente do que todo mundo anda fazendo.

São orientações que servem, especialmente, para médias e grandes empresas, que precisam ter uma boa imagem nas redes sociais. 

E, se você é dono ou sócio de uma agência de publicidade, não pense que este texto é só para te ajudar com os seus clientes: é também para a sua marca! Como está a sua comunicação nas redes sociais? Você está usando os seus perfis para atrair mais clientes? Se não, está perdendo uma grande oportunidade.

Vamos nessa? Continue acompanhando.

Grandes marcas humanizam a sua imagem para se conectarem com a sua audiência 

Um dos grandes segredos para marcas nas redes sociais é, justamente, que o público não sinta que está interagindo com uma empresa. Pessoas estão nas redes sociais para interagirem com outras pessoas, simples assim.

E uma das melhores formas de fazer isso é humanizando a imagem da marca, mostrando nas publicações quem está por trás daquela conta.

Você não deve lotar o seu feed de posts com venda direta, fotos de produtos e anúncios de serviços, sendo invasivo e inconveniente para o usuário.

Tente variar o conteúdo sempre que possível e comece a publicar pautas de entretenimento que tenham a ver com a temática da marca, posts de bastidores e do dia a dia da empresa, eventos e publicações que mostrem mais a equipe.

Seguindo essa linha, olha o que a agência Isobar, em Brasília, fez para uma campanha de fim de ano para as redes sociais:

Vídeos são uma das melhores formas de humanizar uma rede social, pois permitem que a audiência conheça melhor a imagem e até o linguagem da marca.

Além disso, você deve também incentivar a interação e o engajamento, solicitando feedbacks, promovendo discussões, respondendo a comentários, ou, ainda, investindo em posts menos formais e mais descontraídos.

Humanizar uma marca nas redes sociais é sobre mostrar o lado real da marca, nunca se esqueça disso! 

Use as legendas de forma estratégica e pensada

Sim, não deixe de legendar seus vídeos! Isso porque já foi comprovado que 90% dos usuários leem a legenda do vídeo com bastante frequência* e 85% assistem a vídeos sem som nas redes sociais**.

*Promo.

**Digiday.

Em outras palavras: a depender do local em que estejam, nem sempre as pessoas poderão escutar o conteúdo do vídeo. Inserindo legendas, no entanto, você deixa de perder a oportunidade de impactar essas pessoas, permitindo que elas acompanhem o seu conteúdo pela leitura.

Saca só como o Banco do Brasil tem adaptado as legendas para os seus vídeos:

Outra dica, ainda, é inserir apenas as palavras-chave ou o contexto geral do assunto nas legendas de vídeos mais pontuais. Por exemplo, em vídeos nos stories, para garantir que o seguidor ative o áudio, insira legendas que indiquem o assunto principal do conteúdo e que instiguem a curiosidade do seguidor também, claro.

Pense que o seu seguidor está sendo impactado por vários conteúdos e que a sua marca está competindo, inclusive, com o conteúdo dos seus melhores amigos. Portanto, criatividade, aqui, alinhada com um excelente senso estético será fundamental.

Considere sempre a visibilidade do seu conteúdo em dispositivos móveis

Não tem para onde fugir. Hoje, é essencial que você pense em como vai ser a experiência da sua audiência ao consumir o seu conteúdo pelo celular.

Essa legenda está muito longa? O texto da imagem está legível? Se a pessoa precisar clicar em um link na legenda, ele está fácil de clicar, no canto direito da tela (onde o polegar alcança mais fácil)? Pense em todas essas questões.

Os vídeos são um excelente tipo de conteúdo nesse quesito, pois conseguem se adaptar bem a qualquer formato de tela, tanto na vertical quanto na horizontal, já que as redes sociais estão otimizadas para isso.

Invista mais na produção de vídeos e colha os resultados incríveis que esse tipo de conteúdo traz nas redes sociais

Ainda não investe frequentemente na produção de vídeos nas suas redes sociais? Melhor do que falar, é mostrar em números, certo?

Direto na lata: se você ainda não faz vídeos para as redes sociais da sua marca ou para as dos seus clientes, você está perdendo:

  • A chance de ter 12x mais compartilhamentos nas suas redes sociais, em comparação com imagens e textos;
  • Muitas oportunidades, já que 95% dos usuários veem vídeos para entender melhor um produto ou serviço;
  • Autoridade, pois até 95% das informações em vídeo ficam na cabeça dos usuários e apenas 10% com textos;
  • Clientes e vendas, já que 81% das pessoas se convencem a comprar um produto ou serviço depois de assistir a um vídeo.

Veja mais estatísticas aqui: [INFOGRÁFICO] 11 vantagens de incluir vídeos nas suas estratégias de marketing digital

Se você é o gerente de marketing de uma grande empresa, já se imaginou apresentando esses números para o seu chefe?

E você, dono de agência de publicidade, o que acha de começar a entregar esses resultados para os seus clientes?

Parte do sucesso dos vídeos nas redes sociais se deve, principalmente, ao poder que esse tipo de conteúdo tem de se conectar com a audiência, gerando ainda mais engajamento para a marca.

Quer começar a aproveitar os benefícios do vídeo para as redes sociais de uma marca? Solicite um orçamento sem compromisso aqui e converse com um de nossos especialistas sobre as suas ideias!

Leia também:

Posts Relacionados